Estão abertas as inscrições para o Módulo II: "Articulação: Políticas e Estratégias (curso teórico-prático com apresentação de casos)" com carga horária de 30 horas que será ministrado pela Dra. Mariana Luna Pont. O módulo faz parte do Programa de Formação de Especialistas em Gestão da Internacionalização do Ensino Superior (GIES) que tem carga horária total de 210 horas.
Este programa de formação é uma iniciativa da Faculdade de Filosofia e Letras – FFyL da Universidade Nacional de Cuyo – UNCUYO (www.uncuyo.edu.ar), Mendoza, República Argentina, como sede do Programa, que mantêm parceria através do Convênio Marco e Convênio Específico com a Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (www.unemat.br), Brasil, que via projeto de extensão, facilita e oportuniza a participação em cursos internacionais de renome e qualidade. A gestão dos pagamentos e inscrições é efetuada pela Fundação de Amparo ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso – FAEPEN/MT (www.faepenmt.com.br).
A Integração Educacional Universitária, especialmente na América Latina e Caribe (LAC), requer estratégias de nacionalização, regionalização e internacionalização, que só podem ser alcançadas a partir de gestão com qualidade garantida, principalmente por meio de um programa de capacitação, aperfeiçoamento e atualização dos gestores das instituições, envolvidos com os programas, projetos e cursos da Educação Superior, instituições e órgãos de ensino responsáveis pelas políticas educacionais supranacionais relacionadas com a gestão institucional, em geral, ou com a gestão da integração educacional em nível internacional.
Diante disso, a Faculdade de Filosofia e Letras - FFyL, nos últimos dez anos, tem conduzido diversas experiências de formação e pesquisa avaliativa, cujos resultados têm sido enriquecidos, ampliados e ratificados por meio de instâncias de trabalho colaborativo interinstitucional. É neste contexto que surge este Programa de Formação.
Sobre GIES
O Programa de Formação de Especialistas em Gestão da Internacionalização da Educação Superior (GIES) surge como uma iniciativa da Secretaria de Avaliação e Planejamento para a Internacionalização e Nacionalização da Educação (SEPINE) a partir do trabalho conjunto com a Secretaria de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia da Universidade Nacional de Cuyo em resposta às atuais diretrizes da Política Educacional da Educação Superior nacional, regional e internacional no âmbito da formação pós-graduada de gestores institucionais. Essas demandas e necessidades estão aprovadas na Resolução 957/19-D.
É uma proposta educacional que se desenvolverá em diferentes países da América Latina e Caribe por meio do trabalho em rede com organizações e/ou instituições de Ensino Superior. Cada edição tem uma delegação que, em conjunto com a Faculdade de Filosofia e Letras da UNCuyo, adaptará o programa às necessidades e características do país onde a formação se realiza e co-certifica. Isso promoverá a integração educacional por meio de uma estratégia de vínculo internacional e cooperação de qualidade.
Objetivos da Proposta de Formação
- Formação e/ou aperfeiçoamento de gestores e/ou investigadores que se dediquem ou pretendam liderar processos de gestão da nacionalização, regionalização e/ou internacionalização do ensino superior, tendo em conta todas as suas dimensões e população envolvida.
- Gerar um espaço interinstitucional de formação e pesquisa para a cooperação em integração, na América Latina e no Caribe, para promover boas práticas na gestão da internacionalização da educação superior, de acordo com as necessidades e demandas regionais e internacionais.
- Propor investigação a partir da educação comparada sobre questões relacionadas com os processos de integração educacional numa perspectiva internacional; bem como difundir o conhecimento que delas surge.
- Definir políticas de conhecimento na gestão da internacionalização do ensino superior, para responder às necessidades e demandas regionais e internacionais.
- Fortalecer os sistemas de informação de transparência para o desenvolvimento de bases de dados e sistemas de apoio, sobre os recursos e potencialidades locais, regionais e internacionais.
Quem pode participar?
Podem fazer parte do programa profissionais ou interessados que trabalhem ou tenham interesse em conhecer, gerir ou participar de programas, intercâmbios ou atividades que envolvam a internacionalização de diferentes instituições públicas, privadas e da sociedade civil de âmbito geral e aberto.
O Programa de Formação de Especialistas
apresenta uma estrutura curricular modular e uma
carga horária total de 210 horas
Módulo I: Integração Educacional no Ensino Superior (curso teórico-prático).
Carga horária: 20 horas.
Ministrante: Dr. Paulo Falcón.
1ª Edição foi realizada de 06 a 28 de agosto de 2021.
Reedição do Módulo 1: 11 a 30 de abril de 2022.
Módulo II: Articulação: Políticas e Estratégias (curso teórico-prático com apresentação de casos).
Carga horária: 30 horas.
Ministrante: Dra. Mariana Luna Pont.
Período de realização: 15 de novembro até 15 de dezembro de 2021.
Módulo III: Gestão da Internacionalização do Currículo (Curso Teórico-Prático).
Carga horária: 40 horas.
Ministrantes: Dra. Marisa Fazio, Dr. Gustavo Zonana, Mg. Marcela Tagua, Dra. Irma Briasco e Esp. Patricia Acosta.
Período de realização: 04 de março a 09 de abril de 2022.
Módulo IV: Internacionalização da Gestão da Pesquisa e Extensão (Curso Teórico-Prático).
Carga horária: 30 horas.
Ministrante: Dra. Soledad Oregioni.
Período de realização: 06 de maio a 04 de junho de 2022.
Módulo V: Avaliação e Acreditação Regional e Internacional: Reconhecimento de habilitações (Curso Teórico-Prático).
Carga horária: 40 horas.
Ministrante: Dr. Paulo Falcón.
Período de realização: 29 de julho a 27 de agosto de 2022.
Módulo VI: Educação Comparada e Pesquisa (Seminário).
Carga horária: 20 horas.
Ministrantes: Dra. Marisa Fazio e Dra. Natalia Coppola.
Período de realização: 05 a 20 de agosto de 2022.
Módulo VII: Planejamento Estratégico de Integração Educacional (Workshop com tutoriais personalizados).
Carga horária total: 30 horas.
Ministrantes: Dra. Natalia Coppola, Licenciada Marina Larrea e Mg. Cacorda.
Para consultas e demais informações
Sobre o Módulo II: Articulação: Políticas e Estratégias (curso teórico-prático com apresentação de casos).
Carga horária: 30 horas.
Ministrante: Dra. Mariana Luna Pont.
Período de realização: 15 de novembro até 15 de dezembro de 2021.
Modalidade virtual (Cada aluno terá login e senha para acessar a Plataforma das Aulas com toda estrutura dos materiais, chat, perguntas frequentes e monitoria).
As aulas acontecerão de forma remota/síncrona (online) aos sábados das 10 às 12 horas (Horário de Brasília/Brasil/Argentina) que será das 09 às 11 horas (Mato Grosso).
- Os alunos que não poderão assistir as aulas de forma síncrona poderão assistir as aulas via plataforma de forma assíncrona para oportunizar à participação de todos.
Tutoria/Monitoria e apoio ao idioma: Português/Espanhol e Espanhol/Português.
Esta proposta educacional é o segundo dos sete módulos (Módulo I terá reedição em abril de 2022) que compõem este Programa de Formação de Especialistas. Cada aluno pode optar por desenvolvê-lo integralmente ou configurar seu próprio caminho formativo escolhendo, de acordo com seus interesses e/ou necessidades.
Painel Internacional sobre a Relevância da Formação em Gestão da Internacionalização da Educação Superior
Ato inaugural e Painel denominado Relevância da Formação em Gestão da Internacionalização da Educação Superior.
Palestrantes: Dr. Adolfo Omar Cueto (Decano da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional de Cuyo - UNCuyo e Presidente do Comitê Honorário do Programa GIES, Argentina), Dr. Rodrigo Bruno Zanin (Reitor da UNEMAT e Presidente da ABRUEM, Brasil), Dra. Rossana Valéria de Souza e Silva (Diretora Executiva do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e Professora da Universidade de Brasília - UnB, Brasil), Lic. Teresita Regis (Presidenta da Rede Internacional de Universidades Paraguaias - RIUP, Paraguai), Dr. Augusto Pérez Lindo (Experto e Pesquisador em Internacionalização da Educação Universitária, Argentina) e o Dr. Pablo Bohoslavsky (Experto em Gestão Universitária, Argentina).
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